fbpx

Celeuma, a minha primeira oportunidade

Depois de chumbar no segundo ano do curso Tecnologias e Artes Gráficas, em Tomar, fiquei apenas com 2 cadeiras para fazer durante um semestre.Como estava a estudar fora de Viseu, a minha cidade, senti que apenas estava a gastar dinheiro aos meus pais.

Decidi procurar um estágio em Viseu, assim podia ganhar alguma experiência e não sobrecarregava os meus pais financeiramente.

Não tinha qualquer experiência profissional na área, apenas tinha feito alguns trabalhos académicos. Elaborei um pequeno portfólio e contactei uma empresa em Viseu, a Celeuma, que era a empresa de referência na área da comunicação em Viseu.

Não procurava um trabalho, apenas procurava uma oportunidade para ganhar experiência, e começar a ter contacto com a realidade de trabalho.

Consegui marcar uma entrevista e lá fui eu, sem saber ler nem escrever, e com as pernas a tremer, reunir com o CEO da empresa, o José Agostinho. Acabou por correu muito bem, o José Agostinho e a Paula Rodrigues foram muito amáveis, compreensivos com a minha falta de experiência e ofereceram-me um lugar no departamento de design.

Faça você mesmo, com a ajuda dos nossos cursos, tutoriais, vídeos ou artigos.

Quer receber um aviso quando criar um novo episódio?

Logo no primeiro dia percebi que não sabia nada, a universidade era uma brincadeira em comparação com o mundo real de trabalho. O primeiro trabalho que me foi passado, foi desenvolver um outdoor para uma empresa de animação “A Quintinha”. Na universidade tinha um semestre para fazer um trabalho, mas agora tinha apenas um dia… Foi um choque tremendo, era outra realidade.

Em termos técnicos, mal sabia mexer no photoshop, e estava sempre com dúvidas, e com medo e vergonha de perguntar aos colegas com experiência. Mas a sorte estava do meu lado, no segundo dia, a responsável pelo departamento de design, a Paula Rodrigues veio ter comigo e perguntou-me: “Tu não és primo do João Adelino?” Graças a deus… tínhamos amigos/familiares em comum. Quebrou-se o “gelo” e começou uma relação de entre ajuda que marcou o meu crescimento profissional.

Ficarei agradecido para sempre, a Paula Rodrigues foi um elemento preponderante para o meu desenvolvimento profissional. Devo dizer também que toda a equipa de design, a equipa comercial e equipa de produção sempre foram muito prestáveis, o que facilitou em muito a minha integração.

Estava ali para tentar ganhar experiência, mas ganhei muito mais do que isso, além da experiência, ganhei amigos e um respeito enorme à pessoa que me deu a mão em primeiro lugar, o José Agostinho.

No final dos dois meses ainda recebi um presente sem contar, não era o mais importante, mas deu muito jeito 😉

Mais tarde voltei a trabalhar na Celeuma nas férias de verão, e fiz o meu estágio curricular numa empresa do grupo, a “Takemedia“.

Aprendi muito em 5 anos de universidade, mas acho que aprendi melhor em 2 meses de experiência na Celeuma.

Resta-me dizer um obrigado a José Agostinho, Paula Rodrigues, Lurdes Silva, Xana Dourado, José Carlos, Márcio Cortez e Rui Costa.

Gostava de saber mais ?

Aprenda, passo a passo, tudo o que precisa para comunicar a sua empresa como um profissional

Veja aqui todos os cursos que temos disponíveis e aprenda todos os passos para criar uma cominação profissional e cuidada para a sua marca ou empresa.

Todas as terças
um episódio no seu email :)

Se quiser pertencer a este grupo, inscreva-se em baixo. Se não tiver interesse feche este popup.