Este artigo parece uma daquelas adivinhas “qual a coisa qual é ela…” que, até sabermos a resposta parece uma coisa muito difícil, mas quando obtemos a resposta dizemos… haaammmm, pois é…

Este tema faz parte do workshop “Marketing e comunicação na perspetiva do empresário” clique para saber mais informações.

Começando por explicar o título, vamos separar 3 as mensagens do título:

Percorri o país inteiro
Consegui 17 novos clientes
Em 30 minutos

Á partida parece um feito extraordinário, mas sinceramente, não foi um grande resultado, porque naquela altura o meu objetivo era conseguir 50 novos clientes, portanto, o resultado ficou a quem das expectativas.

Se ainda não percebeu como fiz, e é um empresário, então deveria ficar extremamente preocupado, porque é como todas as empresas deveriam estar a captar novos clientes. Se sabe como fiz, deve estar a rir-se e a comentar… “que básico”…

Precisava de novos clientes para um novo produto que desenvolvi, elaborei uma campanha de publicidade no facebook, onde apresentava o produto, defini o meu publico alvo e ativei a campanha. Essa campanha encaminhava as pessoas para uma página específica que explicava o conceito do produto, mas não contei tudo, deixei que as pessoas ficassem curiosas. É a técnica das telenovelas, no final deixam sempre algo em aberto para o dia seguinte. Está comprovado que informação incompleta gera um espaço mental à espera do resto da informação, como se fosse um puzzle.

No final dessa página estava um formulário, que dizia, descarregue aqui um pdf com toda a informação do produto. No fundo, troquei informação interessante para a pessoa, pelos dados de contacto dessa pessoa.

No dia seguinte comecei a trocar emails com essas pessoas, comecei a gerar uma conversa (não, não enviei email a email, utilizei formas de automatização. É outro tema que falo no workshop “Marketing e comunicação na perspetiva do empresário”

 

Durante os 30 minutos que a campanha esteve ativa consegui gerar 72 leads, ou seja 72 contactos, dos quais 17 acabaram por comprar o produto.

 

Se acha que para conseguir novos clientes tem de pegar no carro, fazer centenas de quilómetros e reunir com dezenas de clientes, ainda está na década de 80 ou 90 e deve começar a olhar para a utilização das novas tecnologias como uma forma de aumentar as vendas.

(Nota: não estou a dizer que reunir com clientes não é importante)

 

Observe as pessoas, elas estão constantemente a olhar para o telemóvel, quer seja a jantar com os amigos, a trabalhar, a conduzir ou até na cama antes de adormecerem J

Está correto? Não me interessa… profissionalmente, temos de nos aproveitar dessa realidade.