Controlo de Ambição

Nesta etapa irá fazer algo que nunca imaginaria ter de fazer, neste último “trilho” vamos começar a mudar mentalidades com uma pergunta muito simples, “eu preciso disto para sentir algo?”.

Um dos primeiros objetivos da minha primeira lista era ter uma casa nova, uma casa moderna, com linhas arquitetônicas e vanguardistas, e ao fazer o cruzamento com os sentimentos e emoções que queria sentir ao tê-la, fez-me perceber que não preciso de ter uma casa nova para sentir aqueles sentimentos e emoções, não faz qualquer sentido. Continuo a querer uma casa nova, como eu imagino? Sim continuo, mas apenas passará para a minha lista quando os sentimentos e emoções que procuro fizerem sentido.

Da minha lista inicial, foram retirados 3 objetivos que não faziam sentido, pelo menos para já, talvez um dia voltem a entrar. A palavra “controlo de ambição” foi-me ensinada pelo meu mentor e nunca mais me saiu do vocabulário. Se é uma pessoa ambiciosa como eu, é preciso estar sempre disposto a carregar no botão de “controlo de ambição”, porque a ambição pode levar-nos muito alto, como também nos pode atirar para o chão. Seja sincero quando responde à pergunta “eu preciso disto para sentir aquilo?” e mais uma vez lembre-se, são os seus sonhos que estão em causa. Rescreva os seus objetivos com base na sua análise.

Poderá voltar a reescrever os seus objetivos quantas vezes quiser e assim que estiverem definidos começar a agir para os alcançar.

Pode achar que este plano é básico, mas já pensou no que vai acontecer quando começar a escrever? Vai começar a pensar no assunto, vai começar a falar sobre o assunto e aos poucos tudo aquilo que escreve tornar-se-á uma certeza na sua mente, começará a acreditar e começará a agir.

É também importante ter noção dos nossos limites, quer a nível de capacidades físicas quer mentais. Não caia na ratoeira da ilusão. Seja realista. Tome noção das suas capacidades e crie objetivos alcançáveis.

Todos nós temos limites, no entanto também temos sonhos que quebram esses limites. Então como proceder? O que eu decidi fazer é criar etapas. As primeiras sei que estão dentro dos meus limites e dentro das minhas capacidades e assim que as atingir, criarei outras, mais ambiciosas. O que parece irreal antes de alcançar primeira etapa, torna-se real ao alcançar a primeira etapa.

Deve aplicar esta técnica todos os objetivos. Não tente poupar 200€ por mês se sabe que não os vai conseguir, experimente começar com uma poupança de 20€ por mês. Não tente perder 10 kilos em 1 mês, experimente definir metas mais atingíveis. Não espere que o seu negócio cresça 300% ao ano, experimente definir metas ambiciosas, mas concretizáveis.

Se realmente for disciplinado e consistente irá perceber que não é viável acelerar processos na conquista de objetivos. O processo traz-nos conhecimento e metodologia e, sem eles estamos condenados ao fracasso.

Hey! só um segundo...

Se quiser receber as minhas dicas por email, inscreva-se em baixo. Se não tiver interesse feche este popup.