[Módulo Básico] Aula 02 – Diferentes Tipos de Bancos de Imagem

01. Módulo Básico

02. Módulo Start

04:06 m

03. Módulo Avançado

04:36 m

03. Final

A sua opinião é importante. Se quiser sugerir mais conteúdos para este ou outro curso, partilhe comigo, terei todo gosto em criar novos episódios com esse assunto.

Podemos separar os bancos de imagens em vários tipos, o Microstock, Macrostock e Midstock.

Os bancos de imagem Microstock e o Macrostock são os mais conhecidos. Os Midstock, em termos de características fica entre o Microstock e o Macrostock. Vamos focarmos-nos no Microstock e Macrostock.  

Macrostock

Os bancos de imagem Macrostock normalmente oferecem alguma, ou até a totalidade, de exclusividade aos clientes. O Microstock apareceu depois, portanto, o Macrostock é o tipo de banco de imagens tradicional com imagens mais exclusivas e especiais. Normalmente estão associados a Licenças de Direitos controlados (Rights Managed) (iremos ver em aula mais à frente o que é isto) Principais características:
  • A entrada como contribuidor é bastante mais exigente
  • A imagens são bastante mais caras
  Exemplo de bancos de imagem Macrostock: www.gettyimages.com  

Microstock

Os bancos de imagem Microstock, apareceram depois e o nome vem de micro pagamentos. Normalmente estão associados a Licenças de Direitos livres (Royalty Free) (iremos ver em aula mais à frente o que é isto) Principais características:
  • A entrada como contribuidor é bastante fácil
  • A imagens são muito baratas
  Exemplo de bancos de imagem Microstock: www.shutterstock.com  

Informação adicional:

Apesar dos bancos de imagem Macrostock normalmente estarem associados a Licenças RM e os Microstock a Licenças RF, temos visto ultimamente os bancos de imagem Microstock apresentarem também a possibilidade de venderem imagens com Licenças RM, o que faz com que a diferença seja menos acentuada. Pode parecer confuso, mas na minha opinião, faz parte de uma estratégia, com o intuito de tornar os bancos de imagem Microstock mais polivalentes.

Todas as terças
um episódio no seu email :)

Se quiser pertencer a este grupo, inscreva-se em baixo. Se não tiver interesse feche este popup.