Sabias que o IVA que Cobras aos Clientes Nunca Foi Teu?


Quando emites uma fatura com IVA, o valor desse imposto passa pela conta da empresa, mas nunca foi, legalmente, dinheiro da empresa — é dinheiro que estás a cobrar em nome do Estado, e que tens a obrigação de entregar nos prazos definidos.

Porque isto gera problemas de tesouraria

É fácil, sobretudo em alturas de aperto financeiro, tratar o IVA recebido como se fosse liquidez disponível para pagar outras despesas. Isso cria um problema que só aparece mais tarde, quando chega o prazo de entrega e o dinheiro já não está lá.

O risco de não entregar não é só uma multa

Não entregar IVA efetivamente cobrado a clientes pode, acima de determinados valores, configurar um crime fiscal — abuso de confiança fiscal — e não apenas uma infração administrativa resolvível com o pagamento de uma coima.

Empreendedor à descoberta.
Navegando por marketing, empreendedorismo e investimentos.

Este conteúdo foi criado com a ajuda de Inteligência Artificial

Outros Artigos.

Criação do Novo Logotipo da Freguesia de Viseu

29 de Julho, 2026
Novo logotipo para a Freguesia de Viseu: as palavras "Freguesia" e "Viseu" fundem-se numa só composição, para comunicar o lema "Onde Todos se Encontram".

Watchlist – 29 de julho de 2026

29 de Julho, 2026

info@ricardomatias.pt

Ricardo Matias.
Olhando para empreendedorismo, marketing e investimentos.