Falhanço #02 T-shirts, o início da Volupio

Um negócio que já passou pela cabeça da maior parte dos designers gráficos, criar uma linha de t-shirts.

Nome do projeto: Volupio
Área de negócio: T-shirts
Data: 2009

Um negócio que já passou pela cabeça da maior parte dos designers gráficos, criar uma linha de t-shirts.

Se é um designer gráfico, provavelmente já teve vontade de criar uma linha de t-shirts ou vestuário. Eu não fugi à regra e meti as mãos à obra…

Era uma coisa fácil para mim, criar prints, escolher uma t-shirt com qualidade, imprimir e lançar o projeto no mercado.

Foi o que fiz em 2009, criei uma linha de t-shirts baseada em provérbios portugueses, e com um toque gráfico lá sairam os primeiros prints.

 

Depois de fazer cerca de 30 prints, decidi fazer uma produção. Foi quando me deparei com a primeira dificuldade “o stock”. Só tinha 30 desenhos, mas com a variação de três cores da t-shirt e dos tamanhos, para ter uma unidade de cada em stock, precisava de ter 270 t-shirts para iniciar.

 

Ultrapassado este problema de stock a produção avançou, e decidi fazer uma loja online para vender as minhas t-shirts.

Comecei a vender algumas t-shirts a amigos, e o negócio corria bem, mas por incrível que pareça, passados 6 meses já não havia negócio. O que terá acontecido?

Mais uma vez, naquela altura não tinha a experiência suficiente, para conseguir analisar o negócio. Em primeiro lugar, não fazia a mínima ideia do que era a “gestão de stock”, eu não precisava de ter 270 t-shirts em stock, mas sim milhares… para que todo o fluxo de venda não parasse.
Cada vez que eu vendia uma, ficava sem stock, e para repor o stock tinha de fazer uma encomenda de 50 (no mínimo) ao fornecedor… Quando mais vendia, mais investimento tinha de fazer, até que um dia se tornou incomportável.

Também não fazia a mínima ideia do que era ter um negócio online. Fazer o site de venda electrónico estava ao meu alcance, e foi feito, mas promover uma loja online é um investimento que poucas pessoas tem noção. Os sites são plataformas online de acesso a qualquer pessoa, assim como outros milhares de sites que vendem a mesma coisa.
É preciso fazer chegar as pessoas ao site, é preciso criar confiança, é preciso gerar interação, é preciso criar uma comunidade, é preciso criar e gerir todas as ferramentas disponíveis, de monitorização, controlo e divulgação do site… é outro mundo, e eu não estava preparado para isso.

 

 

 

 

 

Mais tarde, o nome Volupio, acabou por ser utilizado para uma nova empresa de comunicação que fundei em 2013.

Quer comunicar a sua empresa?

Aprenda, passo a passo, tudo o que precisa para comunicar a sua empresa como um profissional


VER CURSOS

Veja aqui todos os cursos que temos disponíveis e aprenda todos os passos para criar uma cominação profissional e cuidada para a sua marca ou empresa.

PALESTRA

TEMA: COMUNICAÇÃO E MARKETING

No entanto, quando toca a fazer marketing  para promover um negócio, fazemos tudo ao contrário.

PALESTRA

TEMA: TRANSFORMAÇÃO PESSOAL

Se não mudarmos algo iremos continuar a conseguir o mesmo que conseguimos até aqui.

Tens um projeto ou um sonho

que gostavas de realizar?

Candidate-te a um programa de mentoria individual.

Todas as terças
um episódio no seu email :)

Se quiser pertencer a este grupo, inscreva-se em baixo. Se não tiver interesse feche este popup.