fbpx

Falhanço #02 T-shirts, o início da Volupio

Nome do projeto: Volupio
Área de negócio: T-shirts
Data: 2009

Um negócio que já passou pela cabeça da maior parte dos designers gráficos, criar uma linha de t-shirts.

Se é um designer gráfico, provavelmente já teve vontade de criar uma linha de t-shirts ou vestuário. Eu não fugi à regra e meti as mãos à obra…

Era uma coisa fácil para mim, criar prints, escolher uma t-shirt com qualidade, imprimir e lançar o projeto no mercado.

Foi o que fiz em 2009, criei uma linha de t-shirts baseada em provérbios portugueses, e com um toque gráfico lá sairam os primeiros prints.

Faça você mesmo, com a ajuda dos nossos cursos, tutoriais, vídeos ou artigos.

Quer receber um aviso quando criar um novo episódio?

Depois de fazer cerca de 30 prints, decidi fazer uma produção. Foi quando me deparei com a primeira dificuldade “o stock”. Só tinha 30 desenhos, mas com a variação de três cores da t-shirt e dos tamanhos, para ter uma unidade de cada em stock, precisava de ter 270 t-shirts para iniciar.

Ultrapassado este problema de stock a produção avançou, e decidi fazer uma loja online para vender as minhas t-shirts.

Comecei a vender algumas t-shirts a amigos, e o negócio corria bem, mas por incrível que pareça, passados 6 meses já não havia negócio. O que terá acontecido?

Mais uma vez, naquela altura não tinha a experiência suficiente, para conseguir analisar o negócio. Em primeiro lugar, não fazia a mínima ideia do que era a “gestão de stock”, eu não precisava de ter 270 t-shirts em stock, mas sim milhares… para que todo o fluxo de venda não parasse.
Cada vez que eu vendia uma, ficava sem stock, e para repor o stock tinha de fazer uma encomenda de 50 (no mínimo) ao fornecedor… Quando mais vendia, mais investimento tinha de fazer, até que um dia se tornou incomportável.

Também não fazia a mínima ideia do que era ter um negócio online. Fazer o site de venda electrónico estava ao meu alcance, e foi feito, mas promover uma loja online é um investimento que poucas pessoas tem noção. Os sites são plataformas online de acesso a qualquer pessoa, assim como outros milhares de sites que vendem a mesma coisa.
É preciso fazer chegar as pessoas ao site, é preciso criar confiança, é preciso gerar interação, é preciso criar uma comunidade, é preciso criar e gerir todas as ferramentas disponíveis, de monitorização, controlo e divulgação do site… é outro mundo, e eu não estava preparado para isso.

Mais tarde, o nome Volupio, acabou por ser utilizado para uma nova empresa de comunicação que fundei em 2013.

Quer comunicar a sua empresa?

Aprenda, passo a passo, tudo o que precisa para comunicar a sua empresa como um profissional

Veja aqui todos os cursos que temos disponíveis e aprenda todos os passos para criar uma cominação profissional e cuidada para a sua marca ou empresa.

Todas as terças
um episódio no seu email :)

Se quiser pertencer a este grupo, inscreva-se em baixo. Se não tiver interesse feche este popup.