Objetivos específicos

Um dia, estava a discutir este assunto com um colega e perguntei, quais são os teus objetivos? Quais são os teus sonhos? Ele respondeu de imediato “quero ter mais dinheiro” depois de ouvir aquela resposta, peguei em 5 euros que tinha na carteira, dei-lhos e disse:

– “Parabéns, já conseguiste alcançar esse objetivo.”

– “Como assim?” Perguntou ele meio confuso.

– “O teu objetivo era teres mais dinheiro, correto? Agora já tens mais 5 euros do que tinhas até então.”

“Mas eu não quero só 5 euros a mais…” Respondeu o meu amigo!

 

Está é uma das barreiras comuns que nos impede de conquistar sonhos, por vezes os objetivos são demasiado subjetivos, não são específicos, ao ponto de confundir a nossa mente.

Se pretende ganhar mais dinheiro, terá de ser específico, terá de definir quanto e em quanto tempo. Se pretende perder a barriga terá de definir quanto peso tem de perder, em quanto tempo.

Estas perguntas levantam obrigatoriamente outras questões, assim que definir o “quanto” e “quando” surgirá a pergunta “como?”. Esta pergunta é mágica, porque pode redefinir o objetivo ou alterar a forma como se comporta em relação a este objetivo. Imagine que pretende emagrecer, e o seu objetivo é perder 20 kilos num mês, como o vai conseguir? Rapidamente percebe que não é um objetivo realista e terá a tendência de ajustar o “quanto” e o “quando”.

É importante que os seus sonhos sejam ambiciosos, mas também é importante que sejam realistas, porque se não o forem não os alcançará, e vai acabar por perder toda a confiança neste processo. É como uma bola de neve.

Sempre que puder, contrate um especialista em cada área de atuação, se pretende ter o corpo com que sempre sonhou, peça ajuda a um personal trainer, ou siga um programa específico no ginásio. Durante muitos anos frequentei o ginásio, tipo “toca e foge” ia um mês e depois estava 3 meses sem colocar lá os pés. Mas quando ia, fazia exercícios nas máquinas em que eu me sentia mais confortável, aquelas que eu gostava mais ou aquelas que eu sabia que trabalhavam músculos que esteticamente eu estava interessado em melhorar. A verdade é que só estava a fazer asneira, estava na minha zona de conforto e não tinha ninguém a traçar um plano específico para alcançar os meus objetivos.

Quando mudei de atitude e confiei num profissional, tomei consciência que todos aqueles anos de exercício não valeram de nada, percebi que nada sabia sobre o meu corpo, que partes deveria melhorar ou que músculos deveria desenvolver.

Quando confiamos num profissional competente em cada área, estamos a “viajar de comboio” sem possibilidade de sair dos carris e de nos desviarmos do propósito e objetivo. Sei que pode ser difícil contratar um profissional em cada área, também o é para mim, por isso rodeio-me de pessoas mais interessantes e inteligentes do que eu em cada área. Se não conhece pessoas competentes na área que quer explorar, basta fazer uma pesquisa no Google, existem milhares de peritos, em milhares de áreas que distribuem conteúdo gratuito. Aproveite o conhecimento que estas pessoas dão gratuitamente.

Quando começar a ser específico, este processo vai começar a complicar, a ter dúvidas e incertezas. Terá de ser criativo para conseguir delinear um plano para traçar o caminho, para a conquista dos seus sonhos. Preencha a sua lista, agora com objetivos mais específicos e depois passe para o próximo trilho.

Hey! só um segundo...

Se quiser receber as minhas dicas por email, inscreva-se em baixo. Se não tiver interesse feche este popup.