Objetivos

Todos nós temos sonhos, não me refiro àqueles que temos quando estamos a dormir, refiro-me às histórias que criamos antes de adormecermos. Se também cria estas histórias antes de adormecer, em que você é sempre a personagem principal e é sempre o herói, chegou a altura de transformar essas histórias em eventos da vida real.

Estamos habituados a lidar com os nossos sonhos, como se fossem apenas sonhos. Alguma vez deu o primeiro passo para realizar um sonho? Provavelmente não. Faça um exercício, tem 20 segundos para listar na sua mente cinco sonhos que pretende realizar. Comece agora!

Acabou o tempo. Como correu? Tinha os seus sonhos na ponta da língua? Ou teve de pensar primeiro? Conseguiu listar os cinco sonhos? A maioria das pessoas, eu incluído, até aplicar o meu plano, não tem objetivos ou sonhos bem definidos na vida, apenas gostávamos de ter ou ser algo, mas não sabemos bem o quê. Olhando para a minha primeira lista de objetivos, sim houve uma primeira e segunda que alterei mais tarde, tenho a certeza que cinquenta por cento dos objetivos são comuns a toda a gente que lista os seus objetivos pela primeira vez. Tenho a certeza que haverá pessoas, tal como eu que escreveram “eu quero ter saúde…”, pode rir à vontade, mas é verdade. Se também tiver tendência para escrever este sonho, não escreva, a saúde é o resultado dos seus comportamentos, ou seja, em parte pode controlá-la com os seus hábitos e comportamentos. Existe também uma parte que não pode controlar, como doenças genéticas ou acidentes onde a culpa não é sua. Portanto, não escreva “eu quero ter saúde…” como eu escrevi na minha primeira lista.

Nesta lista escreva o que quer ser e ter, em várias áreas, na área profissional, familiar, pessoal, física e mental… Não perca muito tempo a pensar, seja espontâneo e autêntico, porque em alguns casos, faz parte do exercício perceber o quão superficial lidamos com os nossos sonhos.

Na minha primeira lista havia sonhos como:

– Comprar uma casa;

– Comprar um carro novo;

– Ganhar mais dinheiro nas minhas empresas;

– Quero um corpo perfeito;

– Passar mais tempo com a minha família;

– Ter saúde;

 

Olhando para trás, percebo o quão estava equivocado, o quão os meus objetivos estavam desfocados e percebo também a razão pela qual nunca os tinha atingido.

Mas não se preocupe, é importante perceber que é um processo, e que terá de começar pelo básico, e começar por listar os seus sonhos, tal como os vê agora.

Para começar, foque-se apenas nos principais, o ideal seria não listar mais do que 10 objetivos. Faça este exercício sem ler o passo seguinte, para não ficar condicionado. Se ler o passo seguinte sem listar os seus sonhos e objetivos, pode não perceber onde estava a errar. Pode começar! Preencha a sua lista e depois passe para o próximo trilho.

Hey! só um segundo...

Se quiser receber as minhas dicas por email, inscreva-se em baixo. Se não tiver interesse feche este popup.