O Pedro Silva-Santos, é neste momento, uma pessoa que tem bastante influência no meu percurso profissional. Falamos quase todos os dias, partilhamos e analisamos todos os assuntos com que nos deparamos diariamente, em termos de comunicação, empreendedorismo, estilo de vida, etc…

Mas nem sempre foi assim…

Conheci o Pedro numa festa de amigos da minha namorada, hoje minha esposa, em 2007. Quando cheguei à festa, acompanhado da minha namorada, o Pedro virou-se para mim e perguntou: Quem és tu, e porque é que vens de mão dada com a minha namorada?

Eu não conhecia o Pedro, portanto, não conhecia aquele parvalhão que se mete com toda a gente, sem qualquer tipo de intimidação. Naquele dia apeteceu-me bater-lhe.

Não foi a única vez que tive vontade de lhe bater, foram várias vezes, até hoje.
Quem trabalha com o Pedro sabe do que estou a falar, é extremamente teimoso, persistente, rigoroso e regrado a um ritmo que dificilmente conseguimos acompanhar, e é por isso que às vezes é difícil trabalhar com ele, porque é difícil responder ao nível de exigência que o Pedro implementa em todos os processos.

No início é difícil percebê-lo, achamos que tem a “mania”, mas depois percebemos que quem está errado somos nós, e o sentimento de “achar que tem a mania” é resultante da inveja que temos de não conseguir alcançar o que ele alcança.

Posso enumerar alguns exemplos simples.
O Pedro, gerente de uma empresa de consultoria ambiental de sucesso, gestor de uma loja online de venda de documentos digitais, autor de livros, palestrante e gestor da sua própria marca pessoal tem:

  • Tempo para reservar 3 manhãs por semana para ir ao ginásio e cuidar de si.
  • Determinou que não vê emails durante a manhã. Todos os dias.
  • Quando não quer ser incomodado, desliga o telefone.

Também gostavas de fazer isto? Pergunta ao Pedro como se faz…

É claro que o que o Pedro já alcançou, não caiu do céu… fez parte de um estilo de vida e determinação na resolução de tarefas, que resultou de um processo que demorou muitos anos a construir e a atingir.

Pedro Silva Santos na CIDADE-FM
Pedro Silva Santos na CIDADE-FM

Nestes últimos anos aprendi muito com o Pedro, e agradeço-lhe a insistência e paciência que teve comigo, porque cresci profissionalmente, muito devido à alteração de processos e mentalidades que ele me foi transmitindo. Fui durante muito tempo intransigente e ele nunca parou de me tentar transformar. Se fosse ao contrário eu não teria sido tão persistente.

Aconselho a todos seguirem o trabalho do Pedro Silva-Santos.