fbpx

Menu completo!

O Cacimbo, uma empresa familiar que surgiu em 1976

"Apesar da experiência com a Volupio não ser muito longa, esta equipa já fez trabalhos muito interessantes e inovadores para os nossos restaurantes. A marca do restaurante Mamma Isa foi pensada de raiz pela Volupio e estou francamente satisfeito com o resultado final"
Rui Loureiro
Gerente do Grupo Cacimbo

Churrasqueira CacimboTake Away CacimboCervejaria CacimboMamma Isa são os restaurantes geridos por Rui Loureiro, de 43 anos. Desde 2015, o Grupo Cacimbo deixou nas mãos da Volupio todo o trabalho de comunicação.

O Cacimbo é uma empresa familiar que surgiu em 1976.Começou com o restaurante que atualmente se chama a Churrasqueira Cacimbo e servia comida tradicional portuguesa sempre com uma influência africana. Os meus pais tinham um restaurante em África e isso influenciou o nosso conceito. Também alterou a forma como nos comportávamos principalmente, no que diz respeito, ao relacionamento com as pessoas que se tornou muito mais aberto. Isto permitiu que ganhássemos um espaço muito próprio e um leque de clientes interessante que se tem mantido até hoje“, salienta Rui Loureiro.

Grupo Cacimbo conta com 40 anos de existência. Para o gerente, “esta experiência faz-nos olhar para as coisas de uma maneira diferente. A experiência que adquirimos através da relação com diversas pessoas permitiu que ganhássemos conhecimentos em várias áreas e só assim é possível ter uma visão interessante e inovadora que realça a dimensão dos nossos restaurantes”.

Com a constante mudança do mercado, o Grupo Cacimbo abriu há 11 anos o Take Away Cacimbo, uma vertente pouco explorada em Viseu e que respondia às necessidades dos viseenses. Mais tarde, surgiu a Cervejaria Cacimbo, que surgiu “com a intenção de inovar completamente através de um espaço mais moderno e com um estilo de comida diferente”, revela Rui Loureiro. Com a abertura destes espaços o Grupo Cacimbo conseguiu alcançar mercados completamente diferentes.

Faça você mesmo, com a ajuda dos nossos cursos, tutoriais, vídeos ou artigos.

Quer receber um aviso quando criar um novo episódio?

Mamma Isa é o mais recente restaurante do Grupo Cacimbo“No ano passado, surgiu o nosso último projeto, o Mamma Isa, o nosso restaurante italiano que foi um projeto completamente inovador em relação ao que já tínhamos feito. Queríamos investir num restaurante de cozinha do mundo, num registo que os nossos clientes pudessem reconhecer pela sua qualidade e atraindo-os para que frequentassem o restaurante com alguma regularidade. E na minha opinião, a gastronomia italiana é das cozinhas do mundo que funciona melhor em Portugal”, enfatiza Rui Loureiro.

Rui Loureiro foca a importância que a comunicação, o marketing e a publicidade tem para a evolução dos seus restaurantes.“Não teríamos chegado onde chegámos hoje se não tivéssemos investido nestas ferramentas que nos catapultaram. A empresa já tinha um nicho de mercado significativo, mas o facto de ganharmos visibilidade para um público mais jovem e conseguirmos comunicar para outro tipo de pessoas foi muito importante para a nossa evolução”, esclarece o gerente.

O empresário revela que só quando abriram o Take Away Cacimbo é que apostaram verdadeiramente numa estratégia de marketing e publicidade. Para Rui Loureiro, “foi uma ajuda fundamental. A forma como desenvolvemos uma imagem nova, uma loja nova e a forma como comunicamos todo este processo foi extremamente importante para a evolução da empresa. Foi uma grande aposta na área do marketing que felizmente tem dado retornos”.

No ano de 2015, a Volupio passou a ser responsável por toda a comunicação do Grupo Cacimbo. Rui Loureiro revela que esta parceria surgiu porque já conhecia o CEO da Volupio, Ricardo Matias há alguns anos. “Admiro muito o trabalho dele, gosto do profissionalismo e abertura dele, é uma pessoa que pensa muito fora da caixa e isso na área do marketing e publicidade é crucial. A cidade de Viseu tem cerca de 50000 pessoas e todos tem forma de estar muito diferentes o nosso principal objetivo é fazer notar a nossa empresa a estas pessoas todas e o Ricardo apresenta abordagens que permitem destacar a nossa empresa a vários tipos de pessoas”, evidencia o gerente.

Para o gerente, “apesar da experiência com a Volupio não ser muito longa, esta equipa já fez trabalhos muito interessantes e inovadores para os nossos restaurantes. 

A marca do restaurante Mamma Isa foi idealizada, projetada e passou à prática tudo via Volupio, desde a estratégia de comunicação dentro da loja até à forma como utilizamos todas as ferramentas digitais. 

Este projeto foi trabalhado até ao mais ínfimo pormenor e estou francamente satisfeito com o seu resultado final”. O gerente acrescenta ainda que

a equipa de colaboradores da Volupio possui pessoas com o espírito jovem e criativo que respondem de uma forma inovadora e diferente às nossas necessidades e nós damos muito valor a isso“.

Por último, também é importante destacar a parceria entre o Grupo Cacimbo e a Volupio, no que diz respeito, à criação de rótulos do vinho Cass, um vinho de produção própria do Grupo Cacimbo. Esta marca de vinho não se preocupa apenas em se destacar pela sua qualidade mas também em exaltar uma mensagem artística. Todos os anos é convidado um artista da região que faz quatro obras sobre um determinado tema. Estas obras são posteriormente inseridas nos rótulo de cada vinho. Esta fusão de arte, estética, atitude e qualidade, “dignifica o próprio vinho e a pessoa que o degustar terá um estímulo acrescido no seu consumo”, enfatiza Rui Loureiro.

Gostava de saber mais ?

Aprenda, passo a passo, tudo o que precisa para comunicar a sua empresa como um profissional

Veja aqui todos os cursos que temos disponíveis e aprenda todos os passos para criar uma cominação profissional e cuidada para a sua marca ou empresa.

Recebe os ARTIGOS
no teu e-mail

Ao submeteres o email, estás a concordar com os termos e condições.