Prof. Rui Fonseca, só percebi a mensagem 20 anos depois

O Professor Rui Fonseca foi meu professor de Arte e Design no ensino secundário na escola Alves Martins em Viseu.

Era sem dúvida o Professor mais “cool” da área de Artes, mas só 20 anos depois me consciencializei da importância que este senhor teve na minha vida, quer pessoalmente quer a nível profissional.

Tenho a certeza que o Professor Rui Fonseca foi importante para a vida de muitos alunos, tal como foi para mim. A forma com transmitia as mensagens, quer a nível do programa das disciplinas, quer a nível de preparação para o futuro, proporcionava uma “certa liberdade” para podermos fazer as nossas próprias escolhas.

Faça você mesmo, com a ajuda dos nossos cursos, tutoriais, vídeos ou artigos.

Quer receber um aviso quando criar um novo episódio?

Podíamos experimentar, podíamos errar, podíamos criar… não nos impingia resultados, portava-se como um amigo que se preocupava connosco, e não como uma pessoa que apenas descarregava conhecimento.

Mas como é que um jovem de 17 anos lida com isto? Não lida, apenas achamos que é um professor fixe, e de facto, com esta idade, é difícil termos a inteligência para extrairmos toda aquela riqueza que saiu das palavras e dos actos do Professor Rui Fonseca.

Felizmente, a maior parte da mensagem ficou retida no meu subconsciente, e quando realmente precisei dela, ela estava lá, pronta a usar a meu favor, quer na vida profissional, quer na vida pessoal.

Não sei se o Professor Rui Fonseca tem a verdadeira noção do impacto e influencia positiva, que teve na vida dos vários ex-alunos, porque acho que não se relacionou com os alunos com esse propósito. Apenas foi autêntico… e eu, tal como outros colegas, ex-alunos, estou profundamente grato por tudo o que me proporcionou.

Para quem conhece o Professor Rui Fonseca, sabe exactamente do que estou a falar, e escrevo este artigo, porque sinto a necessidade de lhe agradecer também publicamente, já que pessoalmente já o fiz.

Um dia fui ter com ele para lhe pedir um conselho, e lembro-me de uma afirmação ao seu estilo: “Ricardo, aproveita esta altura para trabalhar arduamente e construir o que pretendes, porque amanhã vão doer-te as costas… ou uma perna…“.
Parece uma frase feita, mas dita pelo Professor Rui Fonseca… é outra coisa.

Mais uma vez, obrigado Professor Rui Fonseca.

Gostava de saber mais ?

Aprenda, passo a passo, tudo o que precisa para comunicar a sua empresa como um profissional

Veja aqui todos os cursos que temos disponíveis e aprenda todos os passos para criar uma cominação profissional e cuidada para a sua marca ou empresa.

ricardo matias

Obrigado pela visita

Sempre que crio um novo conteúdo sobre Marketing digital, envio um aviso por email para a minha lista de conteúdos exclusivos. 

Se quiser pertencer a esta lista exclusiva, inscreva-se em baixo.