Registar um domínio de internet é das primeiras coisas a fazer para criar o seu site. Se tem uma empresa ou um negócio, já terá o domínio de internet registado
Ex: www.ricardomatias.pt.

Se ainda não tem o seu domínio registado, pode faze-lo em várias empresas especializadas em registo de domínios, basta fazer uma simples pesquisa no Google que serão apresentadas vários resultados de empresas especializadas. Se já tem um parceiro nesta área poderá também ser uma opção.

Eu utilizo a empresa DMNS – Domínios S.A. www.dominios.pt, não quer dizer que é a melhor ou a mais barata, é a que uso há vários anos e tem correspondido às minhas expectativas.

Registar um domínio, confirme em baixo alguns cuidados a ter:

01 – Tamanho do domínio
Considere escolher um domínio curto, fácil de identificar

02 – Evite hífens
Não utilize hífens, não é recomendado

03 – Escolher a terminação do domínio
Na prática, existe pouca diferença, os mais usuais em Portugal são os .pt e .com

04 – Titularidade
Garanta que é o titular do domínio, caso seja um terceiro a regista-lo

05 – Disponibilidade de domínios
Se o seu domínio estiver livre com outras terminações, considere em regista-los também (ex: .pt .com .net .com.pt etc…)

06 – Registo / Renovação
Registe / renove pelo máximo de anos possível

07 – Palavras chave no domínio
Ter a palavra-chave no domínio pode ser um fator relevante. Ex: segurosxpto.com Porém, já foi confirmado que esse não é mais um fator tão importante como era antigamente.

Estes são alguns cuidados a ter. Na prática o que vai determinar ranking do seu site tem mais haver com o conteúdo que estiver no seu site e a forma como este é construído, mas todos os aspetos contam.

CURIOSIDADE
Sabia que a idade do domínio tem relevância para o Google? assim um domínio registado há 10 anos tem mais relevância do que um domínio registado há 1 ano.
Assim como se renovar o seu domínio para os 10 anos seguintes terá mais relevância, do que se renovar o seu domínio por apenas 1 ano.