Todos os empresários deviam ter um cão, que mordesse quando pensassem em trabalhar

A fábrica do futuro só terá dois empregados, um homem e um cão. O homem está lá para alimentar o cão. O cão está lá para impedir o homem de tocar no equipamento

Todos os empresários deviam ter um cão, que mordesse quando pensassem em trabalhar.

No livro “4 horas por semana” de Timothy Ferriss há um parágrafo que diz:

 

A fábrica do futuro só terá dois empregados, um homem e um cão. O homem está lá para alimentar o cão. O cão está lá para impedir o homem de tocar no equipamento.

 

À primeira vista parece uma frase sem muito sentido, os mais cépticos vão dizer: “é, e o trabalho aparece feito por milagre…”

Não se trata deixar de trabalhar, mas de facto muitas vezes fazemos coisas que nos impedem de crescer, ou de ter tempo para pensar, ou de descansar hoje para estarmos mais espertos amanhã.

Durante muitos anos, a primeira coisa que fazia quando chegava ao escritório era ver os emails, tinha esse hábito, pois achava que era o mais correto.

Mas cada vez que abria os emails o meu dia transformava-se num inferno, respondia a todos os emails que tinha para responder, e quando chegava ao último, já tinha meia dúzia de respostas dos primeiros respondidos, era uma bola de neve, não parava.

Respondia aos mais urgentes, guardava os menos urgentes, resolvia coisas imediatas e de repente… já são 5h da tarde! Fartei-me de trabalhar, mas bem espremido… não fiz nada!

Nestas alturas o cão dava imenso jeito, se ele me mordesse quando eu pensasse em abrir o email logo de manhã, talvez resolvesse todas as tarefas que tinha programadas para aquele dia, e no final do dia abria os emails.

E se houvesse algum email urgente? Não se preocupe, se fosse realmente urgente a pessoa telefonava. Se o meu filho ficar doente, vão telefonar-me, não me vão enviar um email, se houver um incêndio no escritório, vão telefonar-me, não me vão enviar um email.

 

Ok, o cão pode ter algum sentido, e o equipamento? Também trabalha sozinho?

Na minha empresa de comunicação fazemos a gestão das redes sociais de vários clientes, dezenas de publicações por dia, imagens, textos, vídeos etc… que trabalheira, todos os dias…

Seria verdade se não tivessem desenvolvido automatismos, que se encarregam dessa função. Todos os dias são feitas dezenas de publicações por dia, dezenas de campanhas de email por dia, dezenas de publicidades nas redes sociais por dia, automatizadas e programadas.

Já aconteceu, ligarem-me amigos a dizer “epá, hoje estás muito ativo no facebook” e eu respondo, hoje não estou a trabalhar, estou de férias…

Assim como, antigamente para lavar a roupa, era necessário lavar peça a peça, o mundo evoluiu, e agora a máquina de lavar trata de todo o processo de lavagem da roupa. É claro, é preciso colocar e retirar a roupa da máquina de lavar. Mas são dois minutos em comparação com as horas que antigamente se levava para lavar a roupa à mão.

Existem dezenas de aplicações que deve utilizar para melhorar, facilitar, automatizar, analisar etc… a comunicação da sua empresa, são ferramentas que trabalham por si e pela sua empresa.

Tens um projeto ou um sonho

que gostavas de realizar?

Candidate-te a um programa de mentoria individual.

Hey! só um segundo...

Se quiser receber as minhas dicas por email, inscreva-se em baixo. Se não tiver interesse feche este popup.