Gatilhos Mentais, são fatores psicológicos utilizados pelo marketing, para aumentar o desejo de ação em quem lê, ouve ou sente, uma determinada mensagem. Estes Gatilhos Mentais, são muito usados no Marketing Digital.

Ja reparou, que as redes sociais estão inundadas de posts, publicidades, comunicações. No seu email recebe dezenas de emails diariamente com publicidades e as ruas estão cheias de outdoors publicitários. Como podemos chamar a atenção do nosso produto ou serviço com tanta “distração” para o consumidor?

É aqui que entram os Gatilhos Mentais, fatores psicológicos que podem influenciar a tomada de decisões dos seus possíveis clientes. Estes Gatilhos Mentais podem determinar se o seu cliente clica no seu post ou não, pode determinar se abre a sua newsletter ou não, pode determinar se faz uma compra ou não. No fundo a ideia é que o cérebro tome uma decisão “ação”, ainda que pareça inconscientemente.

O funcionamento do nosso cérebro está preparado para nos proteger. Se lhe apresentarmos um desafio difícil, ele tem tendência para nos proteger e nos afastar daquele cenário. Por outro lado, se lhe apresentarmos uma decisão fácil e vantajosa a tendência

É interessante perceber, que os Gatilhos Mentais apenas despertam uma procura que, de alguma forma, já estava implementada na sua mente. Os gatilhos mentais facilitam na tomada de decisões de forma automática, e para a maior parte das pessoas, os gatilhos chegam a passar despercebidos.

Nunca utilize estes Gatilhos Mentais de uma forma pouco integra. Ética a cima de tudo. Além disso se não os usar de uma forma integra, eles podem virar-se contra si. Além disso, deve proporcionar às pessoas uma experiência positiva, com sensações boas, como alegria e motivação.

Hoje, já não consigo elaborar uma campanha de marketing sem usar estes gatilhos. Eles funcionam, e fazem a diferença nos resultados das campanhas.

Nos próximos artigos, vou falar sobre alguns Gatilhos Mentais em específico e dar alguns exemplos práticos.

Já agora, veja se consegue identificar que Gatilhos foram usados nestas publicações.

Lista de Gatilhos Mentais

Curiosidade
Prova social
Autoridade
Preenchimento
Cientificidade
Aceitação social
Segurança
Reciprocidade
Exclusividade
Especificidade
Notícia
Inimigo em comum
Culpa
Segredo
Apelo ao medo
Novidade
Sinceridade
Causa social
Não divulgue
Comprometimento
Afinidade
Escassez
Decisão
Coincidência
Antecipação
Urgência
Foco nas dores

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *